Acontece

XXVII Jornada Jurídica - Direito: caminho ou obstáculo para a transformação social ?

por Stênio
Publicado: 18/08/2022 - 14:10
Última modificação: 18/08/2022 - 14:11

A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, por meio do Diretório Acadêmico XXI de Abril, promoverá, entre os dias 17 e 21 de outubro, a XXVII Jornada Jurídica com o tema geral: "Direito: caminho ou obstáculo para a transformação social ?" . O evento tem como objetivo o fomento do diálogo entre alunos, grupos de estudos, professores e pesquisadores que integram a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia.
A Jornada Jurídica é um desejo coletivo: compreender o Direito enquanto uma das formas constituintes e constituídas pelas sociedades ocidentais, que, no século XXI, se encontram fragmentadas em múltiplas realidades de vida.
 Sabemos que o Direito, como instituto que rege a vida em sociedade, é uma constante na história da humanidade: as sociedades mais diversas entre si têm como ponto em comum o fato de serem reguladas por normas jurídicas. O Direito se cria no dia a dia das relações e, mais que uma folha de papel, é uma manifestação da Cultura, revelando-se como uma das tecnologias sociais mais complexas que já elaboramos. Portanto, mesmo que de forma inconsciente, ao pensarmos em transformação, urge refletirmos também se esse instituto central – culturalmente tão presente em nós —, nas relações humanas, seria um obstáculo ou um caminho para essa sonhada transformação.
 Diante das crises sociais, políticas e econômicas que enfrentamos no Brasil e no mundo nos últimos anos, qual seria o papel do Direito? Ele foi um facilitador da crise? Ajudou a remediá-la? São perguntas que apenas um olhar multifocal e revigorado do Direito podem nos ajudar a responder. São necessários ambientes que construam ferramentas implacáveis de reflexão crítica ao fenômeno jurídico, não sendo, tão somente, um instrumento de interpretação profunda deste, mas, também, de apontamento da sua possível superação ou transformação – suprassunção. Por isso, o evento receberá palestrantes das mais variadas áreas do Direito, bem como trabalhos de diversos temas.