FADIR-UFU

por Luiz Gustavo Silva
Publicado: 01/04/2024 - 20:16
Última modificação: 02/04/2024 - 18:57

FADIR-UFU passa a integrar o “Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas”

O Conselho da Faculdade de Direito “Prof. Jacy de Assis” da Universidade Federal de Uberlândia aprovou a adesão da Unidade ao recém-criado “Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas”, que nasce com o intuito de estabelecer cooperação em rede, de caráter permanente, para a realização de intercâmbio de estudantes e docentes, além de outros projetos a serem definidos futuramente, em atenção às perspectivas e necessidades próprias de sua natureza jurídico-administrativa e de seu compromisso pedagógico, constitucional e legal com os fundamentos do Estado Democrático de Direito.

Atualmente, é cediço que as universidades públicas vêm enfrentando uma série de empecilhos para seu pleno funcionamento, tais como redução de verbas e investimentos, falta de servidores para o exercício de atividades meio e fim, pressão para adequação do ensino às necessidades mercadológicas, sem preocupação com uma formação crítica e transformadora; falta de fomento adequado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão; dentre outros tantos óbices para que a educação pública e gratuita possa manter seus padrões de excelência e qualidade.
A proposta de mobilização das instituições públicas que ofertam cursos de Direito para unirem esforços no sentido de defender a manutenção da gratuidade do ensino, dos padrões de qualidade, da promoção da transformação social por meio de formação sólida e ética, coaduna com os princípios defendidos pela Universidade Federal de Uberlândia e pela Faculdade de Direito "Prof. Jacy de Assis"
.

Acesse e conheça mais sobre o “Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas”:  https://sites.usp.br/cbfdpg/