Alexandre Garrido da Silva

Situação Funcional:
Em exercício
Data de ingresso:
25/09/2008 (15 anos, 7 meses, 1 dia)
Regime de Trabalho:
Dedicação Exclusiva
Formação:

Alexandre Garrido da Silva é Doutorando e Mestre em Direito Público pela UERJ. Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UFRJ. Bacharel em Direito pela UERJ. Professor assistente da área de Fundamentos do Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (FADIR-UFU). Coordenador (Editor) da Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (ISSN impresso 2177-4919/ ISSN online 2178-0498). Coordenador do Núcleo Avançado de Pesquisa em Fundamentos do Direito da FADIR - UFU. Membre du Comité de Rédaction de la Revue Société de droits: le Droit et les peuples autochtones d'Amérique (Université Paris III - Sorbonne). Líder dos Grupos de Pesquisa "Poder Judiciário e Teorias contemporâneas do Direito" (UFU-CNPq) e "Democracia e Transição Política" (UFU-CNPq). Coordenador dos projetos de extensão "Democracia e justiça de transição: educação para os Direitos Humanos" (PEIC/PROEX/UFU), "Justiça de transição e direitos fundamentais: a escola pensando os direitos" (PIBEX/PROEX/UFU) e subcoordenador do projeto intitulado "Preservar e construir: a memória da Faculdade de Direito por meio de sua produção" (PROEX/UFU). Co-líder do Grupo de Pesquisa "Arquivos de Direitos Humanos" (UERJ-CNPq), em conjunto com o Prof. Dr. Ricardo Lobo Torres (UERJ). Professor substituto de Teoria e Filosofia do Direito na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) entre 2004 e 2008. Professor-coordenador do Grupo Institucional de Pesquisa em Teoria e Filosofia do Direito no curso de graduação em Direito da UERJ, em conjunto com o Prof. Dr. José Ricardo Cunha, entre 2006 e 2008. Professor assistente de Hermenêutica Jurídica da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do IBMEC do Rio de Janeiro no ano de 2008. Professor substituto do Departamento de Teoria do Direito da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ nos anos de 2006 e 2007. Professor da atividade complementar "Democracia e Poder Judiciário" na Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito Rio) no ano de 2007. Pesquisador vinculado aos projetos de pesquisa "Direitos Humanos no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro: concepção, formação e aplicação" (FAPERJ - 2006 a 2009), "Direitos Humanos, Poder Judiciário e sociedade" (CNPq - 2008 a 2009), "Projeto Dossiê Justiça: uma proposta de observação da relação entre Constituição e Democracia no Brasil" (UFRJ-UnB em parceria com o Ministério da Justiça - 2007 a 2009) e "Observatório da Justiça Brasileira" (CNPq - 2009 a 2010). Principais áreas de pesquisa: teoria do direito, modelos de decisão judicial, direitos humanos, teoria da justiça, teoria política e social contemporânea e filosofia do direito constitucional.