Diretório Acadêmico

por Nathalia Larissa Caetano
Publicado: 23/01/2024 - 15:14
Última modificação: 29/01/2024 - 10:57

O D.A. XXI de Abril representa exclusivamente os estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, atuando com base em princípios que buscam uma sociedade democrática e justa. Suas atividades incluem a defesa de interesses estudantis, a promoção do ensino público de qualidade, e o engajamento em questões políticas e acadêmicas. Além disso, o Diretório se compromete a preservar o caráter público e gratuito da universidade, promover o desenvolvimento dos alunos e participar ativamente no movimento estudantil, defendendo o acesso à justiça como direito fundamental. O compromisso estende-se à preservação do caráter público e gratuito da universidade, a integração com corpo docente e técnico-administrativo, o desenvolvimento cultural, social e técnico-científico dos alunos. A promoção de atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão jurídicos, a divulgação de materiais de interesse jurídico e a participação ativa no movimento estudantil são também prioridades. A chapa Rita Lee, em específico, é composta por estudantes de diferentes períodos do curso de Direito e tem como principal objetivo promover um ambiente acadêmico saudável e produtivo, incentivando a produção acadêmica cultural de alta qualidade. O foco está na promoção da integração entre diversas entidades dentro do curso e da universidade, incluindo Atléticas, Baterias, Cheers universitários, grupos de pesquisa, extensão e estudo, assim como Diretórios e Centros Acadêmicos. Esta chapa de discentes busca projetar futuros tanto individuais quanto coletivos a partir do espaço universitário disponível, utilizando-o como um meio para desenvolver perspectivas que permitam o reconhecimento tanto a nível individual quanto coletivo. O Diretório Acadêmico é destacado como um espaço fundamental para o pensamento, desenvolvimento e pertencimento dos estudantes.