Critérios de avaliação

por Leandro Guimarães
Publicado: 11/10/2018 - 15:34
Última modificação: 17/01/2020 - 10:55

Avaliação do Trabalho Pedagógico (processo ensino-aprendizagem)

O ato de avaliar será um processo contínuo e permanente com função diagnóstica, processual e classificatória e será feita de maneira a possibilitar a constante reflexão sobre o processo formativo do aluno. Deverá ainda ocorrer de tal forma que possibilite o desenvolvimento pleno do discente em suas múltiplas dimensões: humana, cognitiva, política, ética, cultural e profissional.

Cada professor terá autonomia para propor, dentro de sua disciplina, as formas ou instrumentos avaliativos que julgar mais adequados às suas especificidades e peculiaridades de seu trabalho pedagógico. Será recomendado, entretanto, que os instrumentos de avaliação sejam feitos de modo diversificado e aplicados ao longo do processo de aprendizagem.

A cada disciplina serão atribuídos, em sistema aditivo, 100 (cem) pontos em números inteiros, sendo proibida a concessão de pontos adicionais, a qualquer título. A nenhuma avaliação serão atribuídos mais de 30 (trinta) pontos. Haverá a possibilidade de realização de provas substitutivas ou repositivas. As provas substitutivas serão aplicadas a critério do professor. As provas repositivas serão aplicadas conforme legislação vigente à época de sua aplicação.

As propostas dos docentes para a avaliação da aprendizagem, dentro de cada disciplina, constarão nos planos de curso feitos semestralmente. Esses planos serão analisados pelo Colegiado de Curso, após sua divulgação aos alunos, o que, impreterivelmente, deverá ser feito até logo após a segunda semana de aula. O colegiado estará atento à adequação das propostas individuais à concepção de avaliação deste Projeto Pedagógico, para sua apreciação e aprovação final.

Ressalte-se que, em não havendo entendimento entre professor e alunos, poderão estes submeter ao Colegiado do Curso, no prazo de 15 dias a contar do início das aulas, suas propostas para avaliação da aprendizagem.